O ídolo do Botafogo que fez história na Copa de 1986

Na Copa do Mundo de 1986, o ídolo do Botafogo, Josimar, fez história ao marcar belos gols contra Irlanda do Norte e Polônia. Nascido no dia 19 de setembro de 1961, no Rio de Janeiro, Josimar iniciou a carreira no Botafogo desde as categorias de base.

Em época de vacas magras do Botafogo, Josimar destoava dos companheiros, tinha boas atuações e era convocação para a seleção brasileira. No ano de 1986, o técnico Telê Santana convocou Leandro e  Edson Boaro. Leandro pediu dispensa e Josimar ganhou oportunidade.

Sem experiência com a camisa amarelinha, Josimar fez a sua estreia contra a Irlanda do Norte e deixou de lado toda a apreensão. O lateral marcou o gol importante que encaminhou a vitória do Brasil por 4 a 0 com belo chute de fora da área. O belo gol de Josimar virou notícia no mundo todo, com um lateral desconhecido chegando na Copa e marcando seu nome na história.

Com o Brasil eliminado nas quartas-de-final para a França nos pênaltis, Josimar foi um dos poucos que teve elogios e virou sensação no mundo do futebol. Em 1989, o lateral foi vendido pelo Botafogo para o Sevilla, da Espanha.

Auxiliar confia em evolução de dois atacantes que ficaram devendo no Brasileirão; veja

Os atacantes Matheus Nascimento e Luis Henrique são vistos internamente pelo Botafogo como promessas da base. Apesar do entusiasmo, os dois não renderam no Brasileirão de 2022, mas contam com aval da comissão técnica de Luís Castro para evoluírem em 23. As informações foram dadas em entrevista ao “Glorioso Connection”.

Para o auxiliar técnico de Luís Castro, Vitor Severino, os dois garotos tem muito potencial e vão se desenvolver com o tempo. “Matheus entrou várias vezes, é um jogador em construção, com potencial, vai ter oportunidades, vamos ouvir falar muito dele. Tenho certeza absoluta. Quando se está em um processo, quer ganhar, ter CT, valorizar jovens, nem tudo acontece ao mesmo tempo”, disse o auxiliar.