Loco Abreu: O homem que defendeu mais de 20 times e se consagrou no Fogão

Com passagem por mais de 20 times, Loco Abreu se apaixonou pelo Botafogo e gerou lembrança no começo da década passada para a torcida alvinegra. El loco, como também é conhecido, ficou marcado pelos gols de cavadinha e pela espontaneidade nas entrevistas.

Nascido em Minas, no Uruguai, em 17 de outubro de 1976, Loco Abreu se profissionalizou em 1994 pelo Defensor, conquistando a liga pré-Libertadores, competição disputada no Uruguai ao fim de cada temporada. Com o bom desempenho foi contratado pelo San Lorenzo, da Argentina. Jogando bem de 1996 a 1998 no futebol argentino, Loco foi vendido para o futebol espanhol, para jogar no Deportivo La Coruña.

No Botafogo, Loco Abreu jogou entre os anos de 2010 e 2012, disputando 107 partidas e marcando 63 gols. A estreia não foi nada boa. O Botafogo foi goleado pelo Vasco por 6 a 0, com Loco Abreu sendo substituído no intervalo.

O carinho com a torcida veio quando Loco marcou o gol de pênalti de cavadinha no Flamengo, pela Taça Rio, que garantiu a vitória por 2 a 1 e o título carioca antecipado. Ao final da passagem, em 2012, o atacante foi emprestado para o Figueirense.

Loco Abreu é o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Botafogo de Futebol e Regatas.

No dia 11 de setembro de 2022, Loco Abreu foi homenageado na calçada da fama do Maracanã pelos feitos enquanto vestia a camisa do Botafogo. Após a homenagem, o atacante emocionado agradeceu ao Botafogo pela oportunidade.

“Obrigado por estarem aqui me acompanhando nesse dia especial. Estar aqui no Maracanã, para nós, do Uruguai, botafoguenses, matar aquele jejum. Matar aquele jejum em 2010, manter o Botafogo como único tetra carioca. Tem muita coisa linda. E eu poder participar dessa história, porque eu sei que tem muito mais craque que tem que estar aqui. Tem craque da bola que merece muito mais”, disse em discurso.