Curiosidades sobre o estádio Nilton Santos, casa do Botafogo
O Botafogo de Futebol e Regatas tem como sua casa o estádio Nilton Santos, que foi construído no Rio de Janeiro para a disputa do Pan-americano de 2007. A primeira partida de futebol do estádio foi entre Botafogo e Fluminense, que terminou com vitória alvinegra por 2 a 1.
Antes chamada de Engenhão, o Nilton Santos é administrado pelo Glorioso desde a construção e teve concessão renovada até 2051. Veja a seguir algumas curiosidades da casa do Botafogo.
1. TROFÉU VALDIR PEREIRA E JOÃO HAVELANGE
O atacante Alex Dias, camisa 7 do Fluminense na época, marcou o primeiro gol da história do estádio e recebeu o Troféu Valdir Pereira pelo feito. O nome é uma homenagem ao ex-jogador Didi, autor do primeiro gol do Maracanã. O Botafogo também foi homenageado por ter sido o primeiro vencedor do novo estádio, conquistando o troféu João Havelange.
2. MAIOR PÚBLICO
Como não há informações sobre o público presente em todas as partidas do Nilton Santos, o maior público é definido apenas com os pagantes. Dois jogos estão empatados com a presença de 40 mil torcedores: o clássico de inauguração entre Botafogo e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2007, e a partida entre Botafogo e Portuguesa pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2008.
3. MAIORES ARTILHEIROS
O maior artilheiro do estádio é o uruguaio Loco Abreu, com 41 gols, ídolo do Botafogo, seguido por Fred, do Fluminense, com 40. Em terceiro lugar, com 36 gols, está o argentino Herrera, que também jogou no Botafogo.
4. MAIOR GOLEADA
A maior goleada no estádio do Botafogo sobre o Macaé pelo Campeonato Carioca de 2008: 7 a 0. O time comandado por Cuca venceu com quatro gols de Wellington Paulista. Lúcio Flávio, Fábio e Triguinho completaram o placar.
5. MAIS JOGOS
O ex-goleiro e ídolo do Botafogo Jefferson é o recordista de partidas disputadas no Nilton Santos, com 148 jogos.
Presidente do Lanus confirma proposta do Botafogo por lateral, mas faz um aviso
O Botafogo está com negociações avançadas para contratar o lateral Leonel Di Placido, do Lanus, para a temporada de 2023. O Presidente do clube argentino, Luís Chebel, confirmou o interesse do Glorioso do jogador e que faltam pequenos detalhes para selar o acordo. A informação foi confirmada no programa “Deportes del Sur”, da Rádio Urbe 97,3, da Argentina.