Respire fundo antes de ouvir o áudio do VAR em jogo polêmico do Botafogo

A Comissão de Arbitragem da CBF tornou público, nesta quinta-feira (19), o vídeo que revela a revisão detalhada do pênalti marcado a favor do Botafogo na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. 

O lance, ocorrido no último sábado (14), gerou debate entre torcedores e especialistas, principalmente pelo papel decisivo do VAR. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Revisão do VAR garante pênalti decisivo para o Botafogo em vitória sobre o Corinthians

Durante a partida, o árbitro Anderson Daronco, da Fifa, não considerou inicialmente que houve falta no contato entre o zagueiro Alexander Barboza, do Botafogo, e o volante Raniele, do Corinthians, dentro da área. No entanto, o VAR, comandado por Igor Junio Benevenuto, recomendou a revisão do lance, o que levou Daronco a consultar o monitor à beira do campo.

No vídeo divulgado, o VAR destacou a “carga forte” nas costas de Raniele, indicando que o defensor corintiano não teve a intenção de disputar a bola de forma limpa. Após analisar diversas câmeras e ângulos, Daronco voltou atrás e assinalou o pênalti, que foi convertido.

“Tem uma carga nas costas dele, forte, um tranco no meio das costas”, disse Benevenuto, sustentando sua recomendação de revisão. Apesar da controvérsia, Daronco decidiu não aplicar cartão amarelo, entendendo que o lance foi apenas de penalidade.

O vídeo da revisão deve acalorar ainda mais as discussões sobre o uso do VAR no futebol brasileiro, enquanto o Botafogo segue sua caminhada firme na liderança do Brasileirão 2024.