Campeão em 1995, Botafogo deixou rivais no chinelo e não perdeu clássicos

Campeão Brasileiro em 1995, o Botafogo conquistou o título após bater o Santos na final. Com vitória por 2 a 1 no Rio de Janeiro e empate por 1 a 1 em São Paulo, o alvinegro carioca levantou a taça com o placar agregado de 3 a 2. A campanha foi marcada por um Botafogo que não perdeu clássicos.

A campanha foi marcada por um Botafogo forte e imbatível nos clássicos. O clube comandado por Túlio Maravilha e Paulo Autuori venceu Flamengo e Vascou, por 3 a 1 e 2 a 0, respectivamente, e empatou com o Fluminense por 1 a 1. As partidas aconteceram nas duas primeiras fases do campeonato.

A época, o campeonato contava com 24 times, divididos em dois grupos, dividido em duas fases. Na primeira fase, os times enfrentavam os adversários da própria chave. Na segunda, os confrontos eram cruzados.

Na primeira fase o Botafogo terminou em quinto lugar, com 18 pontos conquistados. Na segunda, foi primeiro colocado do grupo A, com 27 pontos ganhos.

No primeiro jogo da final para definir o campeão, que terminou em 2 a 1 para o Botafogo, os gols do Fogão foram marcados por Wilson Gottardo e Túlio Maravilha. Para o Santos, Giovanni marcou o solitário gol do peixe.

Na segunda partida, terminada em empata por 1 a 1, Túlio marcou para o Botafogo e Marcelo Passes para o time da Vila Belmiro. Os jogos foram realizados no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no Pacaembu, em São Paulo. Túlio Maravilha foi craque e artilheiro da competição.

Botafogo não perde tempo, atravessa rivais e inicia conversa com destaque da série B; veja

Já de olho na temporada 2023, o Botafogo está preparando grandes investimentos. O primeiro pode estar encaminhado e trata-se do lateral esquerdo Matheus Bidu, que pertence ao Guarani, mas está emprestado ao Cruzeiro.

Nesta temporada, o Botafogo fez duas janelas de transferências com grandes reforços. A segunda, mais positiva para a torcida., teve nomes como os de Fernando Marçal, Gabriel Pires, Carlos Eduardo e Tiquinho Soares foram contratados. Jogadores que subiram a qualidade do elenco do Fogão.