Botafogo cria grupo e prepara-se para contratar diversos craques da América Latina

Para conseguir contratar jovens jogadores e ter futuras vendas, o Botafogo ampliou o seu departamento de scouting, com foco na América Latina. A ideia partiu do investidor e dono do clube, John Textor, que entende a implantação como parte do planejamento da SAF.

Na última quarta-feira, 21 de setembro, o clube comunicou nas suas redes sociais que o foco é realizar o processo de mapeamento do mercado latino e assim prospectar jovens jogadores ainda nas categorias de base. Para comandar o projeto, o Glorioso contratou um coordenador para a área. Everson Rocha, profissional responsável, teve passagens por Santos, Athlético-PR e Coritiba.

A ideia é focar nas promessas do Estado do Rio de Janeiro, mas também expandindo para todos os estados do Brasil e países da América Latina. O executivo Alessandro Brito, head scout do clube, explicou que o Botafogo será intenso na captação de atletas.

“Vamos competir e ser muito agressivos no Estado do Rio de Janeiro e intensificar o mapeamento de atletas jovens no Brasil. O Clube precisa crescer de maneira organizada e estruturada nesse setor de grande importância dentro da SAF. Como projeto de curto prazo, estaremos monitorando e mapeando as principais escolas, academias, campeonatos e jogos no Rio”, disse Alessandro ao GE.

Aos 35 anos, Everson Rocha possui 20 anos de experiência no futebol. O profissional é formado em educação física pela Faculdade Dom Bosco e tem MBA em Planejamento e Estratégia pela Universidade Positivo. Rocha esteve no CAP entre 2002 e 2019.

Assim, o departamento de scouting do Botafogo conta com dez profissionais, sendo eles: Alessandro Brito (Head Scout); Raphael Rezende (Coordenador de Mercado); Henrique Simões (Coordenador de Analytics); Alfie Assis (Coordenador de Desempenho); Everson Rocha (Coordenador de Captação) ;Vinicius Bispo (Analista de Desempenho); Rodrigo Mira (Analista de Desempenho) Brunno Noce (Scout Pro), Cristian Costa (Scout Pro) e William Santos (Scout Pro).

Fogão pode perder Igor Gomes para time da Europa; entenda

O meia Igor Gomes, do São Paulo, é alvo do Botafogo para a temporada 2023. A contratação do jogador tende a ser mais difícil que a esperada pelo Fogão, já que o Sporting, de Portugal, tem Igor na mira e pode contratar o jogador. O atleta do São Paulo tem contrato com o tricolor paulista até maio do ano que vem.

A informação é do site Torcedores.com, que segundo apuração, descobriu que além do Sporting, clubes da Espanha, França e Inglaterra tem interesse no jogador. O Sporting busca um jogador de características parecidas para substituir Wendel, vendido para o Zenit, da Rússia. A possível contratação foi aprovada pelo treinador Rúben Amorim e indicado pelo diretor esportivo Hugo Viana.