Botafogo precisa de título ou de ajuda de rival para não ficar fora da Copa do Brasil

Eliminado precocemente no Campeonato Carioca, o Botafogo vai precisar conquistar a Taça Rio, torneio disputado do 5º ao 8º colocados da primeira fase, para assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2024.

A Ferj definiu que cinco vagas serão distribuídas via Estadual, sendo quatro aos semifinalistas e uma ao campeão da Taça Rio, torneio mata-mata disputado entre as equipes de 5º ao 8º lugares na primeira fase.

Desta forma, Fluminense, Flamengo, Vasco e Volta Redonda asseguraram uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O Botafogo agora aguarda quem vai enfrentar nas semifinais da Taça Rio, em sistema de ida e volta: Portuguesa, Bangu, Nova Iguaçu ou Madureira.

No entanto, se não conseguir a vaga pela Taça Rio, o Botafogo vai precisar torcer para que um dos rivais cariocas consiga uma vaga para a Libertadores de 2024. Assim, mais vagas via Estadual para a Copa do Brasil.

Se um clube carioca for para a Libertadores-2024, o 6º colocado (vice-campeão da Taça Rio) se classifica. No caso de dois, também o 7º colocado na classificação geral (time melhor posicionado na primeira fase excetuando-se os semifinalistas do Carioca e os finalistas da Taça Rio) herda a vaga. E por aí vai.

É o que diz o Art. 37 III do regulamento do Carioca: “Outras vagas que sejam eventualmente destinadas à FERJ especificamente em razão da qualificação de clube(s) do Estado para disputa da Copa Libertadores de 2024, será(ão) ocupada(s) de acordo com classificação geral do Campeonato Estadual 2023, excluídos, obviamente, os clubes já qualificados“.

Botafogo toma decisão sobre torcida única no Rio

O Botafogo manifestou ser contra a ideia de torcida única nos clássicos do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo Ministério Público, que usou de base os recentes episódios de violência no clássico entre Flamengo e Vasco.

Para o Alvinegro, a medida acabaria punido os demais torcedores que vão em paz aos estádios. O posicionamento foi divulgado pelo “RJ2”, da TV Globo, nesta quinta-feira. Em nota, o Botafogo explicou que não é legal punir os demais torcedores por causa de poucos infratores.