Clássico Vovô: como surgiu o apelido do Botafogo x Fluminense?
Botafogo e Fluminense protagonizam o clássico mais antigo do Brasil e o terceiro das Américas, atrás apenas de Nacional e Peñarol, do Uruguai, e Newell’s Old Boys e Racing, da Argentina.
Conhecido como “Clássico Vovô”, o duelo tem uma rica história que remonta ao seu primeiro encontro em 1905, quando o Fluminense goleou o Botafogo por 6 a 0 em um amistoso. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Clássico Vovô: a história do confronto mais antigo do Brasil
O apelido “Clássico Vovô” se deve ao pioneirismo de ambos os clubes cariocas, que, antes de se dedicarem ao futebol, eram voltados para o remo. Por ser o primeiro grande clássico do futebol brasileiro, a tradição entre os rivais se consolidou ao longo dos anos. Não só no aspecto dos confrontos, mas também nas conquistas.
Botafogo e Fluminense foram os primeiros clubes cariocas a vencerem campeonatos nacionais, com o Glorioso conquistando o título em 1968 e o Tricolor em 1970. Além disso, ambos disputaram a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior e foram os primeiros cariocas a vencer o Brasileirão Sub-20, organizado pela CBF.
O primeiro confronto oficial ocorreu em 1906, durante o Campeonato Carioca, e mais uma vez o Fluminense se destacou, vencendo o Botafogo por 8 a 0. Ao longo da história, as equipes se enfrentaram em nove finais do Campeonato Carioca, com o Fluminense levando a melhor em quatro delas, em 1946, 1971, 1975 e 2012.
O Botafogo, por sua vez, venceu uma final em 1957. Porém, na Taça Rio, o alvinegro tem a vantagem, com três títulos conquistados em 1997, 2008 e 2013, contra um do Fluminense em 2018.
Com tantos confrontos e histórias, o “Clássico Vovô” continua a ser um dos mais aguardados e tradicionais do futebol brasileiro, reunindo torcedores e criando novas memórias a cada jogo.