O ídolo do Botafogo que entrou para a história das Copas

O furacão da Copa de 70, Jairzinho, possui uma história brilhante pelo Botafogo. O jogador passou por todos os estágios no clube, começando como gandula e terminando como o terceiro maior ídolo da história do clube, em eleição feito por torcedores ao Jornal O GLOBO.

Jair Ventura Filho, mais conhecido como Jairzinho, é um dos maiores jogadores da história do Botafogo e da Seleção Brasileira. Nascido em 25 de dezembro de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, Jairzinho ficou famoso mundialmente pela espetacular participação na Copa do Mundo de 1970.

O atacante foi formado nas categorias de base do Botafogo, onde jogou de 1959 a 1974 e em 1981, disputando 412 partidas e marcando 189 gols. Durante a longa e vitoriosa passagem pelo alvinegro carioca, Jairzinho conquistou dois campeonatos carioca (1967 e 1968), campeonato brasileiro (1968) e dois torneio Rio-São Paulo (1964 e 1966).

Em 1972, Jairzinho marcou três vitórias na goleada contra o rival Flamengo por 6 a 0, no dia 15 de novembro, sendo dois de “letra”. A vitória acachapante manchou o aniversário do rival daquele ano.

Pela seleção brasileira, Jairzinho jogou 107 partidas e marcou 44 gols. Na Copa de 1970, no México, Jairzinho ganhou o apelido de “Furacão da Copa”, após marcar gols em todas as partidas do torneiro, feito nunca repetido por um brasileiro até o momento.

Em entrevista ao Jornal Extra, o filho de Jairzinho, Jair Ventura, diz ter muito orgulho da trajetória do pai. “A palavra que vem na cabeça é orgulho. Ele fazer parte desse gigante mundial, estar no top-3 (ídolos do Botafogo) é um orgulho para todos nós”, disse o atual treinador do Goiás.

“Ele contava histórias de quando pulava o muro de General Severiano para ver o Garrincha jogar. O segurança tinha que pegá-lo e colocá-lo para fora. Depois, ele fez o teste para o juvenil, acabou passando e ficou amigo do segurança para o resto da vida. Foi uma formação profissional e como pessoa”, completou o filho do Furacão da Copa.

Em 2011, Jairzinho recebeu como homenagem a inauguração de sua estátua na entrada do Engenhão, estádio do Botafogo, ao lado das estátuas de Garrincha e Nílton Santos. O projeto foi bancado pela torcida alvinegra.

Jogador do Botafogo marca na Europa e se declara aos alvinegros: “Sempre na torcida”; VEJA

O atacante Erison, emprestado pelo Botafogo ao Estoril, margou gol pelo novo clube e agradeceu aos torcedores do Glorioso pelo carinho. Artilheiro do Fogão na temporada, Erison fez o gol do empate na partida contra o Portimonense, no último domingo (30). Agora ele tem 3 gols em oito jogos em Portugal.

Erison comentou que está apenas no começo da trajetória em Portugal. “Sei que é apenas o início da trajetória, mas fico feliz por estar conseguindo fazer os gols e ajudar a equipe. Vim para o Estoril com o objetivo de aproveitar essa oportunidade, de agarrar essa chance com todas as minhas forças, e isso que eu tenho procurado fazer em todos os jogos e treinamentos. A equipe está no caminho certo para evoluir e vamos seguir nesse foco para tentar fazer uma boa campanha dentro das competições que estamos disputando”, disse o atacante.